Primeiro vamos ao significado:
" Sonho é um conjunto de imagens, de pensamentos ou de fantasias que se apresentam à mente durante o sono. "Vamos lá.
Os profetas basearam-se muitas vezes em sonhos. Na Bíblia, fatos relacionados a sonhos são bastante mensionados. Vamos lembrar de José, ele tinha sonhos proféticos. Em um dos primeiros sonhos dele, ele disse " Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava e tambem ficava em pé; e eis que os vossos molhos o rodeavam e se inclinavam ao meu molho. " E sonhou ainda outro sonho: " Eis que ainda sonhei um sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim." (Esses trechos podem ser encontrados em Gênesis 37.). Esse tipo de sonho, de acordo com a ciência, é classificado em "Perceptivo". Nos sonhos perceptivos, a maneira mais comum de linguagem são os símbolos. Estes sonhos se classificam em sonhos perceptivos de caráter PROFÉTICO já que José soube interpretá-los através dos símbolos. Algumas pessoas acreditam que hoje isso não existe mais. Eu creio que sim.
Ainda na Bíblia são citados os sonhos dos dois prisioneiros e do Faraó, todos interpetados por José. Todos eles também classificados em Premonitórios ou Proféticos já que diziam algo que aconteceria no futuro. Pois bem, só aí eu já entendo algumas coisas. Tanto os prisioneiros quanto o Faraó não conseguiram interpretar seus sonhos. Vejo a interpretação como um dom que vem direto do Pai e que Ele dá a quem ele achar que deve fazer isso. Nesse caso, foi a José.
No capítulo 40 de Gênesis mais uma confirmação sobre o caráter divino dos sonhos proféticos: " Não são de Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos."
Em Números, Cap 12 vers 6 mais uma vez é dito: " E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele me farei conhecer ou em sonhos falarei com ele." Afinal, os sonhos são ou não uma forma de comunicação do Pai com os seus filhos? Ainda há dúvidas?
Gênesis 20.3 fala: "Deus veio a Abimeleque em sonhos, de noite, e disse-lhe: Eis que morto és por causa da mulher que tomaste; porque ela está casada com marido." Deus fala diretamente também, não só por símbolos ou figuras que necessariamente precisam ser interpretadas.
Podemos pedir para Deus nos responder em sonhos? Sim, claro. Mas nem sempre teremos respostas: " E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR lhe não respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas." 1Samuel 28.6
Deus nos avisa através dos sonhos? SIM! Um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, esposo de Maria, confirmando que que nela estava era fruto do Espírito Santo. Também avisou sobre Herodes aos reis magos e, de acordo com o versículo 10 do caítulo segundo de Mateus, o sonho foi chamado de DIVINA REVELAÇÃO.Mas um dos versículos que mais acho bonito em relação à esse assunto fica em Jó.
" Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama,então, abre os ouvidos dos homens, e lhe sela a sua instrução, para apartar o homem do seu desígnio e esconder do homem a soberba; para desviar a sua alma da cova e a sua vida, de passar pela espada. " Jó 33.15-18Não é lindo o cuidado que Deus tem com a gente?
Os sonhos não são apenas fantasias e nem se deve dar a eles apenas um sentido simbólico. Na verdade, os sonhos são como portais para um plano diferente da nossa realidade. Entendo como o plano espiritual. Nos sonhos enxergamos coisas que o nosso olho carnal deixa passar. Nos sonhos temos mais ou menos uma base de como Deus nos enxerga.
Os sonhos mentem? Já disse que não estudei o bastante pra isso mas, o que eu, Erika, creio é que grande parte dos sonhos são simplesmente projeções formadas no nosso cérebro devido a nossa vida agitada, preocupações, desejos, vontades, fatos ocorridos durante o dia. Quando o sonho é 'revelação divina', o Espírito que nos deu essa revelação testifica com o nosso espírito e a partir daí temos a certeza no nosso coração como uma voz que insiste em dizer para nós que Deus falou conosco.
Todos os sonhos podem ser interpretados? Bem, a interpretação de sonhos que no começo do texto eu classifiquei como um dom, na minha opinião, só se faz uso com a presença do Espírito Santo. Uma pessoa pode interpretar qualquer sonho da forma em que ela quiser, mesmo aqueles sem sentido algum, mas essa seria uma interpretação divina? Seria a verdadeira mensagem que Deus queria estar passando para você? Não, né? As revelações dadas por Deus devem ser interpretadas seja por nós mesmos ou seja por alguém que possua 'esse dom'. Sim, exatamente. Ou você acha que Deus vai dar esse mesmo dom a absolutamente todas as pessoas?
Deus pode falar comigo em sonhos e eu não entender? Sim. Deus falou com Faraó e ele ficou furioso por não ter entendido. Quem interpretou para ele? José. Então o que devemos fazer para entender? Claro que Deus não vai nos passar uma mensagem em vão, sabendo que não iremos entender... pra isso, ou você pede a direção de Deus para que ele lhe dê a interpretação ou a um irmão que possa o ajudar. Porque Deus colocou pessoas (mesmo que falhas) ao nosso lado para estar nos ajudando a resolver problemas e enfrentar a vida e , é claro, a interpretar sonhos. Hahahhaaha
No meio do povo evangélico esse é um assunto que traz bastante polêmica do mesmo modo como acontece com as profecias. Nem todos os sonhos são profecias. Ás vezes (na grande maioria das vezes) é um sonho ou visão que veio do seu próprio coração. Jeremias 23.16 fala algo a ver com isso. E outra coisa... qualquer profecia deve ter fundamento bíblico. Um sonho que vai contra a Bíblia não pode ser um sonho profético. " E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o SENHOR vosso Deus..." Deuteronômio 13.5
Podemos confiar nos sonhos? Leia Coríntios 2.15.
O que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Então cuidado. Não saia por aí falando que Deus não fala em sonhos ou que todo sonho que tiver é uma revelação. Peça a Deus o discernimento para saber quando Ele falou conosco ou quando é apenas o nosso coração enganoso que está falando.
Bons sonhos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário