sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Dia 3

Domingo, 22 de Agosto de 2010. - Olhar no espelho e não fechar os olhos.

Há um imenso número de jovens que sonham em obedecer completamente a Jesus, mas acabam se perdendo em algum ponto do caminho. A sensação constante de culpa e indignidade por causa de, na maioria das vezes, erros sexuais, dá lugar pouco a pouco à falta de vida espiritual. Inúmeras são as consequências. somos levados a um beco onde toda a insegurança, medo e remorso são aflorados.

LIDANDO COM A VONTADE PRÓPRIA

• Hoje você está ou esteve com vontade de praticar algum vício ou qualquer ação que não agrade a Deus?
• Hoje você se deixou levar por alguma de suas fraquezas?
• Se isso aconteceu, houve arrependimento genuíno? Você já buscou o perdão?

A grande sacada em se permitir sentir o amor de Deus está em uma afirmação que muitas vezes queremos esconder a sete chaves. Ela é desconfortante pois exige que nos humilhemos.
"Eu estou andando pelo caminho errado e isso precisa ser mudado." Esse é o arrependimento genuíno que Jesus espera de nós.
É preciso entender que experimentar o arrependimento e consequentemente o perdão, não significa que a batalha está totalmente ganha. Muito pelo contrário. Significa que ela está no seu auge e por isso devemos estar preparados. Há muitos aspectos que precisam ser tranformados na antureza humana caída.
Jesus busca tranformar-nos de dentro para fora para que possamos carregar a imagem dEle para onde quer que formos. O arrependimento verdadeiro, então, é muito mais do que se alinhar com a religião cristã. A palavra grega que traduzimos como arrependimento é metanoia. É a junção das palavras meta (seguindo) e noieo (pensar). Metanoia significa reconsiderar ou experimentar uma mudança na linha de pensamento.
Não tem lógica uma pessoa pensar que pode se arrepender de qualquer pecado sem mudar a forma de pensamento. Arrependimento espiritual é algo que muda a nossa vontade pessoal. No lugar dela é colocado o propósito expresso em linha com a vontade de Deus.

Medite em Mateus 21:28-31

Donald Miller, no livro Como os Pinguins me Ajudaram a Entender Deus, faz a seguinte colocação " ... aquilo em que acredito não é o que digo acreditar; o que eu acredito é o que eu faço."
Alguém que deseja viver em obediência mas fracassa continuamente, deve lidar com sua vontade. Muitos acham que estão debaixo do poder de alguma entidade estranha (quer a considere demoníaca ou simplesmente pecado) mas, na realidade, está sob o poder da sua própria vontade. O "Eu". É muito parecido com uma criança mimada que é continuamente malcriada. É um bom menino, um bom filho, mas quando bate a vontade de fazer alguma coisa, faz sem pensar nas consequências.
Como Paulo disse: "O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente dedicados a ele e quefiquem livres da imoralidade. Que cada um saiba viver com a sua esposa de um modo que agrade a Deus, com todo o respeito e não com paixões sexuais baixas, como fazem os incrédulos que não conhecem a Deus." (1Ts 4:3-5)
Os sete versículos de Mateus 5:3-9 descrevem como uma pessoa está preparada para o arrependimento, como ela se desenvolve e a vida que o acompanha.
Entenda. Arrependimento é um processo. Não pode ser tratado como um momento único, mas sim como um conjunto de fatores que devem ser aprendidos e buscados dia a dia. E esse processo pode começar AGORA. Basta olhar no espelho e ver.
" Eu estou andando pelo caminho errado e isso precisa ser mudado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário